quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Desenvolvimento e sustentabilidade na I Sealim


Durante os dias 15 a 19, estudantes de engenharia de alimentos puderam participar de cursos, palestras, mesas redondas e apresentar trabalhos científicos durante a I Semana de Engenharia de Alimentos (Sealim). O evento, realizado no campus da Uesb de Itapetinga, teve como eixo central as discussões acerca do desenvolvimento, atrelados a sustentabilidade. Além da programação acadêmica, a Sealim trouxe aos estudantes palestras técnicas, com o intuito de possibilitar aos futuros engenheiros uma aproximação com a indústria de alimentos da região e, consequentemente, vislumbrar possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Para a coordenadora da Semana, professora Andréia Gomes, “o formato da semana acadêmica é diferente e muito interessante, porque ela inclui uma programação cultural, palestras técnicas, interação com a indústria e com empresários, além do meio científico. Isso traz uma bagagem para o aluno e contribui para credibilidade e visibilidade da Universidade, o que é muito positivo”. Ainda de acordo com a coordenadora, “nosso objetivo foi também de formar os profissionais que trabalham no setor de alimentos e alimentação, melhorando este intercâmbio e cumprindo o nosso papel que é o de educador”.

Além dos alunos de engenharia de alimentos, a Sealim teve a participação de profissionais egressos da Universidade, estudantes de outras instituições e até de outros cursos. Um exemplo disso é o da agrônoma e estudante de especialização Renata Sousa Santos. De acordo co a participante, “a participação nos cursos foi muito importante, já que algumas partes que foram vistas superficialmente na graduação pude ver aqui com mais aprofundamento e isso me trouxe muito conhecimento na área de legislação, em especial na parte de higienização”.

Para a estudante do 5º semestre do curso de Nutrição, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Noaiane de Jesus, “foi uma oportunidade de agregar os cursos, já que engenharia de alimentos e nutrição têm muita coisa em comum e acabam tendo uma distância muito grande. Esta semana trouxe esta possibilidade de aproximação e nos sentimos em casa”. Na opinião da também estudante de Nutrição, Jamile Alves, “a Sealim trouxe grandes conceitos e vários conhecimentos que não tinha e fortaleceu alguns que já tinha. Foi enriquecedor”.
Veja mais fotos da I Sealim clicando aqui.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário